A Associaçom Cultural Obreira MAÇARICO organiza hoje uma palestra sobre a crise capitalista a cargo do brasileiro Valério Arcary.
Decorrerá hoje 1 de Junho no salom de actos da Federaçom Vizinhal Eduardo Chao de Vigo(Praça da Princessa 7, 2º andar) a partir das 19:30 horas.
O militante marxista brasileiro Valério Arcary falará sobre a crise capitalista em curso e as perspectivas que se abrem para a transformaçom social dumha óptica revolucionária.
Notas biográficas sobre Valério Arcary
Nasceu no Rio de Janeiro, Brasil, em 1952, mas realizou a secundária em Lisboa. Estudou Sociologia em Nanterre Paris X, História na Universidade de Lisboa, quando foi eleito, durante os anos da revoluçom portuguesa, para a Executiva Nacional Pró-UNEP. Retornou ao Brasil em 1978 e foi um dos líderes do movimento estudantil que resistiu nos últimos anos da ditadura, tendo sido candidato à secretaria-geral da UNE (União Nacional dos Estudantes) em 1980.
Nos últimos trinta anos foi professor de História em São Paulo. Ensina no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia desde 1988.
Defendeu o doutoramento em História na Universidade de São Paulo em 2000. É autor de As esquinas perigosas da história, situações revolucionárias em perspectiva marxista e O encontro da revolução com a história, socialismo como projeto na tradição marxista. Colaborou como autor em outros doze livros, e publicou dezenas de artigos em revistas especializadas. Foi secretário-geral da CUT em São Paulo em 1985 e membro da Direçom e da Executiva Nacional do PT entre 1987/1992. É membro do conselho editoral da revistaOutubro. Foi candidato a Prefeito de São Paulo polo PSTU em 1996. É membro do Comité Central do PSTU.
Notas sobre a Associaçom Cultural Obreira Maçarico
A ACO Maçarico cria-se a inícios de 2009 por um grupo de viguessas e viguesses de idades e procedências diferentes com a intençom de dar saída às suas inquedanças culturais e sociais, mas simultaneamente para encher um espaço desocupado na sociedade viguessa, carente de alternativas culturais nascidas da consciência nacional e de classe.